March  2005  | This Issue

Andréa Carvalho

clique aqui para inglês

Visões/reVisões
Scene4 Lingua

Denise Stoklos-Louise Bourgeois faz, desfaz, refaz. Expressa um único conceito: "vidarte". Louise diz: "Eu sou o que faço" enquanto Denise responde: "Teatro eu faço para amor".

Denise Stoklos  está se apresentando no Centro Cultural Banco do Brasil,  Rio de Janeiro, seu monólogo: Louise Bourgeois: Faço, refaço, desfaço (Louise Bourgeois: I do, I undo, I redo, no título original em inglês), concebido, dirigido, coreografado e apresentado por ela. A peça estreou no La Mama, em Nova Iorque,  há quatro anos, e agora Stoklos apresenta Louise pela primeira vez no Brasil.

Denise  Stoklos é uma das mais interessantes e expressivas artistas do teatro contemporâneo. Internacionalmente reconhecida, nos últimos vinte anos ela desenvolveu em teoria e prática o Teatro Essencial, que lida com  a energia do corpo, a voz e a intuição sob referências e pesquisa histórica.  Ela explica:

"No Teatro Essencial não há personagens. Há "persona", há "in-corporamento" das opções do próprio performer, à vista do público, na atualidade de sua performance. O gesto do performer corresponde a que ênfase deseja imprimir para distanciar-se do convite primordial dos corpos que é descansar na inércia, cair ao solo, juntar-se com a terra, parar."

Por outro lado,  Louise Bourgeois é uma das artistas vivas mais importantes hoje. A francesa de nascimento, 92 anos de idade, entrou na vida de Denise quando a atriz ganhou de presente um livro sobre a vida e obra da artista. Foi uma descoberta para Denise: "Foi  uma revelação para mim encontrar Louise Bourgeois em 1998. Ela expressa o que eu não pensei em expressar. Em Louise Bourgeois não há separação entre arte e vida. Ela diz: 'Eu sou o que eu faço.' (O espetáculo) não  é seu retrato.  É uma coreografia de seus pensamentos e do  verdadeiro incorporamento  de idéias e emoções que ela dá a nós".

Um fluxo de energia, a  revelação, é o que encontramos no palco. Ficamos extremamente tocados por essas mulheres, uma única,
Denise Stoklos-Louise Bourgeois.   Uma  performance de um tempo presente onde checamos as forças psicológicas e internas que movem Louise para sua "vidarte" através dos tempos, e que encontramos em seu trabalho, e também no da atriz. Denise Stoklos com grande essencialidade traz a nós Louise, é impossível não cair de amores pelas duas.

E Louise Bourgeois também criou o cenário e ainda canta uma canção, parte da trilha do espetáculo. O cenário é exposto como uma obra de arte, o que realmente é. Podemos entrar no teatro e ver o cenário de Louise no palco, com todo seu mistério, imaginando como  Denise irá mover-se através dele.

O dia em que encontrei Denise Stoklos-Louise Bourgeois também foi o dia de uma experiência marcante: "Oh, está tocando lá, o escuro, ela descobriu os detalhes, dizendo tudo, alguém me ajude." É tudo que um poema poderoso pode fazer.

(Todas as citações de Denise Stoklos que constam neste texto foram retiradas do site -  www.denisestoklos.com.br)

Louise Bourgeois: Faço, refaço, desfaço

NO  Centro Cultural Banco do Brasil  (CCBB)/ Rio de Janeiro (bb.com.br/cultura)
Até 27 de março de 2005.
Textos, música e cenário: Louise Bourgeois
Concepção, direção, coreografia e interpretação: Denise Stoklos
Fotografia e iluminação: Thais Stoklos Kignel
Assistentes: Wilson Loria (Nova Iorque) e Tereza Freire (São Paulo)
Curadores: Jerry Gorovoy e Paulo Herkenhoff
Agradecimentos a: Louise Bourgeois, Tracey Moffatt, Judith Lukoff, Danilo Rocha de Miranda, Laura Biaggi, Leda Martins.

Contatos

Denise Stoklos/ Produção Brasil:  (11) 3868-1580 / 3868-1653
Denise Stoklos: denise@denisestoklos.com.br
producaostoklos@uol.com.br

Home Page: www.denisestoklos.com.br

©2005 Andréa Carvalho

Andréa Carvalho é produtora, dramaturga e
escritora no Rio de Janeiro.
 Além de ser multi-língüe, é "mãezinha"
de duas adoráveis crianças

Mais comentários e artigos de
Andréa Carvalho, confira em
Arquivos (Archives)

clique aqui para ler este artigo em inglês

 

Your Comments Are Appreciated -Click

All prior issues are secured in the Scene4 archives.
To access the Archives:

Scene4 Archives-Click
Subscribe

Scene4 Email This Page To A Friend-Click

© 2000-2005 Scene4 - International Magazine of Performing Arts and Media - AVIAR-DKA Ltd. All rights reserved (including author and individual copyrights as indicated). All copyrights, trademarks and servicemarks are protected by the laws of the United States and International laws. Reproduction in whole or in part without permission is prohibited.